“Sempre falam que é virose!”…. “Mas meu filho acabou de sair de uma virose!”    Acho que isso é uma das reclamações que mais escuto! E afinal, o que é uma virose? 😣 🙄 A maioria das coisas é mesmo uma virose??

Gente, é muito simples! ☺☺ 👏👏Quando nós médicos falamos que é uma virose, estamos querendo dizer que  trata-se de uma infecção viral. As infecções na criança podem ser causadas por vários tipos de microorganismos, sendo os vírus e as bactérias os principais. Dentre eles os vírus correspondem a cerca de 90% das infecções nas crianças.

São exemplos de infecções virais:  gripes, resfriados , diarréia, exantemas (vermelhões pelo corpo), dentre outros. Para cada um deles há uma diversidade muito grande de tipos de vírus que podem ser os causadores. Na prática clínica, em geral, não conseguimos identificar exatamente qual vírus é o que está causando a doença, mas conseguimos dizer que trata-se de um quadro viral.

As doenças virais são,  na maioria das vezes,  doenças benignas e autolimitadas, ou seja, melhoram sozinhas. Pode,  no entanto,  durante a evolução da doença  ocorrer alguma complicação, como uma infecção bacteriana: a bactéria se aproveita do organismo debilitado pelo vírus e causa uma infecção. Por isso que algumas vezes a criança pode começar com uma gripe por exemplo e no decorrer do quadro aparecer uma pneumonia ou uma otite. Daí a importância de os pais manterem a observação do quadro e monitorizarem a febre da criança. Os quadros virais causam febre em geral por 72 horas, quando a febre persistir após esse período a criança deverá ser reavaliada. Sempre preste atenção aos principais sinais de alerta que seu pediatra te orientar: estes sinais podem  mostrar que a evolução da infecção viral está de desviando do curso normal e que a criança precisa ser examinada.

Então, agora já entendem o que é uma virose e porque os pediatras tanto falam neste diagnóstico! Converse com seu pediatra sobre o que esperar da doença do seu filho e que sinais de alerta você deverá observar. Com isso conseguirá cuidar melhor do seu pequeno e ele logo estará bem! 😀😀

Entenda os sinais de alerta da gripe na criança em http://calmamaezinha.com.br/gripe-crianca/