Estava tudo planejado 👶🏼💕 … mas o meu bebê chegou antes do tempo… ele não foi para o quarto comigo e precisou ser encaminhado para a UTI neonatal.😥😵 Não importa a gravidade do bebê ou o quão prematuro ele seja, uma das primeiras perguntas das mães é: quando vou poder amamentar meu filho?

Amamentar é instintivo, é a forma que a natureza encontrou para favorecer o vínculo entre mãe e filho e proteger o filhote de inúmeras formas (veja aqui as vantagens do aleitamento materno).

Então, quando o bebê precisa ser separado da mamãe, esta é uma das principais preocupações das mães. Não há dúvidas: o seu leite é o melhor alimento para o seu bebê. Se ele for prematuro, o seu leite terá algumas propriedades ainda mais especiais (ou melhor, específicas para o seu filho).

No entanto, há algumas considerações importantes:

👉🏽 É possível que ele precise ficar em jejum por algum período (nesses casos é provável que ele receba a chamada nutrição parenteral, que nada mais é do que nutrientes através de um acesso venoso)

👉🏽 É possível que a transição da dieta parenteral para o leite seja lenta (o intestino dos prematuros é muito sensível e não estava preparado para receber alimento tão cedo)

👉🏽 Mesmo que ele possa ser alimentado por via digestiva, é possível que ele não tenha ainda habilidade para mamar (você sabia que mamar envolve movimentos complexos e sincronizados de sugar, engolir e respirar?). A coordenação da sucção-deglutição só se desenvolve após 34 semanas de gestação e, por este motivo, bebês nascidos antes desta idade precisam ser alimentados através de uma sonda, que leva o alimento diretamente ao seu estômago.

O que fazer então? 🤓🤔

✅ Relaxe um pouco. O seu corpo também precisa de um tempo para que a lactação se estabeleça e a quantidade de leite vai aumentar a cada dia

✅ Você será ensinada a manter sua lactação enquanto o seu bebê não puder ser amamentado. Para isso, você aprenderá a ordenhar seu leite e deverá fazê-lo com a freqüência que o bebê mamaria (mais ou menos a cada três horas). A explicação para isso é muito simples: nosso corpo trabalha na lei do mínimo esforço e se o leite não sair do seio, o cérebro entenderá que ele não está sendo necessário e reduzirá a sua produção lentamente.

✅ Quando o bebê puder ser alimentado por sonda na UTI neonatal, ele poderá receber o seu leite, se este estiver disponível.

✅ Mesmo que o bebê ainda não tenha desenvolvido a coordenação necessária para sugar, a partir do momento em que ele estiver mais estável, ele poderá fazer sucção não nutritiva na UTI neonatal, ou seja, ele poderá sugar o seio desde que ele esteja vazio (após a ordenha). A sucção não nutritiva faz bem para vocês dois: estimula a produção de leite e é um momento muito prazeroso para ambos.

Lembre-se: um dia ele irá amadurecer e vai ser capaz de mamar de forma adequada e todo o esforço vai ter valido a pena. 💕💕 E não se esqueça: quando as coisas parecerem difíceis, peça ajuda. Haverá enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos e fonoaudiólogos para ajudá-la sempre que necessário.😉

 

Comments

comments