Dia 4 de fevereiro é o dia Mundial de Combate ao Câncer. O câncer infantil é um tema que dá arrepios na maioria dos papais e mamães, só de pensar . No entanto, milhares de crianças são diagnosticadas com câncer todo ano no Brasil, e por conta disso esse assunto é muito importante. Independente do tipo de câncer, o tratamento e a aceitação dos procedimentos necessários para a cura podem ser um processo difícil para as crianças e para as famílias. Tudo que é desconhecido pode causar medo e insegurança, mesmo quando se tem o suporte adequado da equipe médica e de enfermagem. Pensando nisso, a ONG chamada Beabá, sediada em São Paulo, criou um aplicativo para ajudar as crianças com câncer.

A ONG Beabá é uma entidade sem fins lucrativos que visa ajudar as crianças e adolescentes a enfrentar o diagnóstico e o tratamento de suas doenças. De forma clara, objetiva e divertida eles tentam desmitificar o câncer entre os pequenos pacientes e suas famílias.

Baseados nesta filosofia a ONG, com apoio da Sociedade Brasileira de Oncopediatria, criou um aplicativo com 20 mini-games que levam a criança a ter contato com as diversas fases do diagnóstico e do tratamento do câncer.

No aplicativo a criança com câncer pode, por exemplo, levar o mascote para fazer tomografia, e desta forma aprender que não pode se mexer durante a realização do exame. Outros procedimentos como punção de um acesso venoso também são desmitificados. Em outro momento ela também aprende o que acontece com a defesa do seu corpo (seu sistema imunológico) durante as quimioterapias e aprende que a alimentação adequada, por exemplo, poderá a auxiliar na recuperação mais rápida.

crianças com câncer

O aplicativo chama-se  AlphaBeatCancer, está disponível para IOS e Android, gratuitamente. O aplicativo foi premiado e está sendo traduzido para diversas línguas para ajudar crianças com câncer mundo a fora. Vale a pena checar e compartilhar com as outras mamães!

 

Comments

comments