Muita gente fica em dúvida sobre esse assunto!🤔 Escutamos sempre “ficou gripado por conta do ventilador” ou então “está gripado porque dormiu com o ar condicionado ligado!” Mas será mesmo que isso é verdade?? 😱Vamos acabar com esse mito agora! 💪💪Vamos entender alguns pontos:

1⃣ O que causa a gripe ou o resfriado são vírus! Vários tipos de vírus podem causar as gripes ou resfriados. Leia mais aqui sobre a gripe. Assim, nem frio, nem água gelada, nem ventilador, nem ar condicionado causam a gripe! Estes fatores podem propiciar algumas situações que ajudam os vírus a se instalar e provocar uma gripe ou um resfriado, mas eles não são causadores diretos da doença!

2⃣ O ar condicionado pode ser usado no quarto da criança ou no ambiente que ela está,  devemos apenas tomar alguns cuidados. O ar condicionado deixa o ar muito seco. O ar seco no ambiente pode levar ao ressecamento das nossas mucosas, incluindo a mucosa nasal. Quando a mucosa do nariz (pele que recobre o nariz por dentro) fica mais ressecada ela fica mais frágil e nesta situação qualquer vírus que chegar pode se instalar, causando um resfriado ou uma gripe.

3⃣ Como podemos então minimizar esse efeito ruim do ar condicionado?👏👏

  • Umidificando o ambiente! Use concomitantemente ao ar condicionado métodos de umidificação do ar: pode ser um umidificador, uma bacia de água no quarto (longe do alcance das crianças), uma tolha molhada no quarto.
  • Mantenha a criança bem hidratada sempre: ofereça sempre água ou outros líquidos. Uma boa hidratação evita esse efeito de ressecamento das mucosas
  • Lave rotineiramente as narinas da criança com soro fisiológico. Independente de estar gripada, a lavagem das narinas com soro ajuda a umidificar as mucosas, limpa o excesso de muco das narinas, remove partículas de sujeira ou alérgenos que aí ficaram depositados, melhora a função dos cílios e melhora a resposta imune local no combate a possíveis agentes infecciosos. Leia mais aqui.

4⃣ Desta forma, o ar condicionado pode ser utilizado sim! Nos dias quentes, regule o ar condicionado para um temperatura agradável para a criança: geralmente em torno de 24-25 graus Celsius. Não deixe de tomar os cuidados acima para evitar os efeitos ruins do ar condicionado.

5⃣ Os ventiladores causam menos problemas ainda: como não deixam o ar seco no ambiente, não tem o mesmo problema quanto ao ressecamento das mucosas. O ventilador pode ser utilizado também. Direcione o vento para a parede e não em cima da criança, tornando o ambiente arejado e ventilado, confortável para a criança.

Desta forma, ventilador e ar condicionados por si só não causam gripes ou resfriados e  podem ser utilizados nos dias quentes para maior conforto da criança!