Todo mundo sempre tem dúvida sobre as mudanças no calendário de vacinas! São muitas picadinhas que os nosso pequenos recebem durante a infância, principalmente nos primeiros dois anos de vida. 😣😲Já conversamos sobre a importância da vacinação em outro post, mas a cada ano pequenas mudanças podem ocorrer no calendário vacinal, então vamos às principais atualizações no calendário de vacinas de 2017:

1️⃣ Vacina HPV:

Muito importante para o combate ao câncer de colo de útero nas mulheres e redução do caso de verrugas genitais em homens e mulheres, a vacina HPV estará disponível na rede pública de saúde para mais adolescentes em 2017.  Neste ano o Ministério da saúde ampliou o esquema de vacinação também para os meninos. Fica assim definido quem receberá a vacina:

✅ Meninas entre 9 e 14 anos

✅ Meninos entre 12 e 13 anos

Ambos sexos devem receber duas doses, com 6 meses de intervalo entre elas.

Saiba mais sobre essa vacina em http://calmamaezinha.com.br/vacina-hpv-importancia/

2️⃣ Vacina da gripe:

No caso da vacina da gripe o grande desafio são as mutações que os vírus da gripe podem sofrer ao longo do tempo. Até 2016 a cepa utilizada contra o vírus Influenza A H1N1 na vacina da gripe vinha sendo o influenza A/California/7/2009 (H1N1), que não apresentava mutação desde 2010. Esse ano, no entanto, foi observada uma mutação no vírus, o que levou a substituição pela cepa influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1). Assim, para 2017 a vacina trivalente da gripe será composta pelas seguintes cepas: influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1), influenza A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2) e influenza B/Brisbane/60/2008. A quadrivalente adiciona a estas cepas também o influenza B/Phuket/3073/2013.

A vacina trivalente estará disponível na rede pública de saúde e a quadrivalente nas clínicas privadas. A vacina poderá ser realizada em crianças com mais de 6 meses de idade. O número de doses dependerá da idade da criança.

Para entender melhor a importância e a forma de proteção da vacina da gripe clique aqui.

3️⃣ Vacina Meningite C:

A vacina meningocócica C já foi introduzida no calendário do Ministério da saúde há alguns anos, no entanto estava disponível apenas para vacinação de rotina dos bebês. Esta vacina passa a fazer parte do calendário de vacinas de 2017 do ministério e estará disponível nas redes públicas para:

✅ Meninos e meninos de 12 a 13 anos.  Vacinação com dose única.

Na rede particular outra novidade que está chegando em algumas clínicas é a vacina meningocócica ACWY para as doses de 3 e 5 meses de vida. Até pouco tempo nas clínicas privadas a meningo ACWY (protege contra as cepas A, W e Y, além da cepa C do meningococo) estava disponível apenas para a dose dos 12 meses de vida (para as doses dos 3 e 5 meses os bebês recebiam a meningo C). Agora para as doses dos 3 e 5 meses algumas clínicas já dispõem da vacina meningo ACWY também para estas idades.

4️⃣ Vacina dengue: 

Liberada para uso em 2016,  em 2017 já temos disponível a primeira vacina contra dengue. Ela protege contra os quadros mais graves de dengue, causados pelos 4 sorotipos circulantes do vírus no Brasil. Está disponível apenas em clínicas privadas para crianças a partir de 9 anos de idade. Leia mais sobre essa vacina aqui.

5️⃣ Vacina Meningite B:

Esta vacina foi recentemente introduzida no mercado brasileiro. Não é exatamente uma atualização para o calendário de vacinas de 2017, já que está disponível há pouco mais de um ano. No entanto, por ser ainda pouco conhecida, convém aqui lembrar também de sua importância.

Esta vacina protege contra a meningite causada pelo meningococo tipo B (a vacina meningocócica tipo C ou ACWY não conferem proteção ao tipo B!). Está disponível apenas em clínicas privadas, para crianças a partir dos 2 meses. O número de doses depende da idade no início da vacinação.

Se tiver dúvidas sobre a meningite nas crianças, clique aqui.

As demais vacinas de 2017 não sofreram  alterações. O calendário de vacinas das crianças pode trazer muita confusão para os pais! Converse com seu pediatra e tire todas suas dúvidas! 😉