A primeira dúvida que surge é se existe canal em dente de leite. E nós, odontopediatras, respondemos que sim! O canal nada mais é do que a polpa dentária, composta de nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo: é o que dá vida ao dente. Sua localização é na parte mais central do dente, estendendo-se desde a coroa até a raiz do dente, como ilustrado na figura abaixo:

As causas para o tratamento de canal em dente de leite (tratamento endodôntico) podem ser devido a uma lesão de cárie extensa ou trauma dentário, já que causam uma infecção bacteriana na polpa dentária.

Quando esses dentes não recebem tratamento, podem sofrer algumas sequelas como:

👉 Dentes de Turner: dentes permanentes com má formação

👉 Infecção sistêmica: a infecção bacteriana do dente pode se espalhar pelo organismo

O tratamento de canal em dente de leite tem o objetivo de manter o dente na boca. Os dentes de leite são importantes porque:

✅Servem como guia para os dentes permanentes

✅ Mantém o espaço para os dentes permanentes, evitando problemas ortodônticos

✅ Estimulam o crescimento em altura do osso que os sustentam

✅ Auxiliam no corte e mastigação dos alimentos, influenciando também na digestão

✅ Ajudam na correta articulação das palavras

✅ Contribuem para a estética facial

Lembrando que as opções de tratamento de canal em dente de leite podem ser desde as mais conservadoras, com a disponibilidade de uso de diversos materiais odontológicos e com técnicas mais avançadas, até um tratamento radical, com a extração do dente.

Ao contrário dos adultos, nem sempre as crianças relatam dor no caso de comprometimento do canal em dente de leite. Elas podem apresentar outros sinais e sintomas, como mobilidade do dente, inchaço no rosto, vermelhidão na gengiva, fístula.

Por isso, ressaltamos aqui a importância dos acompanhamentos periódicos no dentista, como forma de evitar tal situação, afinal prevenir é melhor do que remediar!😊 Mas, para aqueles casos em que o problema já se instalou, não se assuste, não tenha medo! Procure um odontopediatra, com certeza ele conseguirá ajudar seu filho da melhor maneira.😉💕

Leia também sobre o que esperar da primeira consulta com o odontopediatra em: http://calmamaezinha.com.br/primeira-consulta-da-crianca-no-dentista/