“Meu filho está com diarréia! 😣 O que devo fazer?” 🙄😟  Muito comuns no verão, os quadros de diarréia na criança podem assustar os papais e mamães. Sempre surgem as dúvidas de que cuidados devemos tomar para que os pequenos melhorem o quanto antes.

Considera-se diarréia quando há aumento no número de evacuações, na quantidade de fezes e redução na consistência das fezes (mais líquidas), em relação ao hábito intestinal habitual da criança. A grande maioria dos casos de diarréia na criança é de origem viral. Outras causas incluem infecções bacterianas, parasitoses, intolerâncias alimentares, alergias alimentares entre outras.

As diarréias de origem viral são causadas por vírus como o rotavírus ou adenovírus. Estes vírus são transmitidos pela contato com superfícies ou mãos contaminadas, alimentos e pelo ar. Os quadros são caracterizados por diarréia acompanhada ou não de vômitos, dor abdominal, falta de apetite e febre. Alguns vírus que causam diarréia na criança também podem causar sintomas gripais como tosse e coriza.

A diarréia causada por vírus é benigna e autolimitada, ou seja, melhora sozinha. A diarréia pode durar até 14 dias, os demais sintomas como vômitos e febre em geral duram em torno de 3-4 dias.

Vamos ver então quais os cuidados devemos tomar quando as crianças estão com diarréia 🤒👶:

✅ O mais importante é o cuidado com a hidratação. Mantenha boa oferta de líquidos: podem ser utilizados soro de reidratação, água, água de coco, isotônicos, sucos naturais. Evite refrigerantes e derivados de leite.

✅ É normal a perda de apetite: não force a alimentação, isso pode piorar os vômitos. O mais importante agora é a hidratação!

✅ Ofereça comida leve e de forma fracionada: pouca quantidade em intervalos menores

✅ Dê preferência a alimentos leves e saudáveis: evite frituras, alimentos gordurosos, industrializados, bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerantes. Evite os tipos de frutas e alimentos que sabidamente causam fezes mais moles no seu filho.

✅ Em casos de vômitos pode ser utilizada medicação antiemética, de acordo com a orientação do seu pediatra

✅ Em caso de crianças que ainda mamam no peito, mantenha o aleitamento materno

🚩🚩Preste atenção ao sinais de alerta:

☑ Sinais de desidratação: Pouca urina ou urina muito escura, boca seca, choro sem lágrima, sede

☑Presença de muco ou sangue nas fezes

☑Vômitos intensos que não melhoram com medicação antiemética e dieta adequada

☑ Sonolência excessiva e dificuldade para ofertar líquidos

☑ Respiração acelerada ou falta de ar

Quando um destes sinais estiverem presentes procure o pediatra imediatamente.

Tomando esses cuidados a diarréia logo irá embora e os pequenos estarão bagunçando de novo! 👧👦❤

Leia mais em:  http://www.conversandocomopediatra.com.br/website/paginas/materias_gerais/materias_gerais.php?id=184&content=detalhe