As férias de verão estão aí e a criançada louca para cair na piscina e ir para a praia. Nada mais refrescante, né? Mas devemos tomar alguns cuidados para que a brincadeira não acabe antes da hora. Vejamos algumas dicas para que tudo corra bem neste verão:

👉 Evite ficar no sol nos horários mais quentes do dia. Dê preferência para antes das 10:00 ou depois das 16:00.

👉 Se possível coloque as crianças para brincar nas sombras de árvores ou guarda-sóis.

👉 Crianças a partir de 6 meses já podem usar protetor solar. Utilize um da sua marca preferida, com Fator de Proteção Solar de pelo menos 30, respeitando a idade indicada pelo fabricante. Aplique antes de sair de casa com a criança sem roupa, para não esquecer nenhuma parte do corpo, e reaplique a cada 2 horas. Utilize filtros que não saem na água.

👉 Como na maior parte das cidades brasileiras temos mosquitos e pernilongos, alguns até transmitindo algumas doenças, é conveniente sempre utilizar repelente. O repelente pode ser aplicado a partir dos 6 meses de idade, nas embalagens dos diferentes fabricantes você consegue ver a idade indicada. No mercado temos os a base de icaridina, DEET e IR3535. Até há pouco tempo para crianças entre 6 meses e 2 anos estava disponível apenas os repelentes a base de IR3535. Atualmente já temos no mercado algumas opções a base de icaridina a 20%, liberados para esta faixa etária. A vantagem dos a base de icaridina é que podem ser reaplicados a cada 10 horas, enquanto os de IR3535 precisam de reaplicação a cada 4 horas. Para crianças maiores de 2 anos há também disponível repelentes com icaridina a 25% e outros a base de DEET. Leia a embalagem e veja as indicações de faixa etária para cada produto.

👉 Aplique primeiro o filtro solar e depois de cerca de 15 minutos aplique o repelente.

👉 Espere o repelente e o filtro solar secarem para entrar na água e reaplique de acordo com a necessidade e orientação do fabricante.

👉 Atenção: nos dias de muito calor das férias de verão, o tempo de ação dos repelentes pode cair pela metade! Em temperatura ambiente acima de 30 graus os cuidados devem ser redobrados e a reaplicação deve ser mais frequente. Os repelentes de icaridina por exemplo, que podem ser utilizados a cada 10 horas, nos dias mais quentes deverão ser reaplicados a cada 5 horas.

👉 Utilize roupas frescas, de algodão de preferência. Para a exposição ao sol você pode usar roupas e chapéus que tenham filtro solar no tecido. Eles dão uma proteção extra, mas não elimina a necessidade do uso do protetor solar. Utilize chapéus e bonés.

👉 Nas férias de verão, não esqueça da proteção dos pés, principalmente dos bebês. Coloque chinelinhos ou sandálias, pois o chão ou areia quente podem queimar a sola dos pés dos pequenos.

👉 Deixe a criança brincar na areia e na água do mar! Faz parte da infância e é uma delícia!

👉 Muito cuidado com a piscina e com o mar. Mesmo que a criança saiba nadar todo cuidado e atenção são poucos. Sempre utilize bóias adequadas para a idade. Crianças menores devem sempre estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

👉 Nas praias muito cheias o uso de um identificador na criança, principalmente nas menores, com nome e telefone pode ser se grande valia.

👉 Hidratação é fundamental no verão! Com os dias quentes a criança pode desidratar com mais facilidade. Ofereça água, sucos, chás, água de coco… Mantenha a criança bem hidratada!

👉 Leve ao passeio uma bolsa térmica com alimentos frescos e saudáveis. Frutas e sucos são boas opções como fonte de calorias e também para a hidratação nestes momentos.

👉 Para criança pequenas não esqueça de levar as fraldas adequadas para uso na água. Leve também lencinhos umedecidos e trocadores para as trocas. Deixe a criança sempre com a fralda limpa e nas horas de brincadeiras fora da água e das sonecas deixe-os com a fralda seca para evitar assaduras.

Passear com crianças é sempre uma aventura! 😬 As férias de verão finalmente chegaram! 🙌 Vamos aproveitar bastante tomando os devidos cuidados! ☀☺👏