Um novo ano letivo está se iniciando! 👏👏  Volta às aulas é a hora de reencontrar os amigos, conhecer novos professores, voltar à rotina das aulas. Para as crianças e adolescentes é um momento de novos desafios: novas amizades, novos aprendizados, enfrentar novas situações no cotidiano, conviver em um espaço novo longe da família, aprendendo a conviver com diferenças…  Com esse olhar, devemos pensar em alguns pontos importantes para que tudo corra bem.

👉As crianças pequenas que frequentam creches ou pré-escolas podem necessitar de um período de adaptação ou readaptação com a presença da mãe ou do pai por um período na escola, até que tudo fique tranquilo. Essa adaptação é importante para que a criança entenda melhor tudo que é novo: espaço novo, pessoas novas, rotina diferente da de casa.

👉Durante as férias provavelmente a rotina da criança mudou bastante, principalmente no que se refere ao sono e a alimentação. Isso deve voltar à normalidade agora com a volta às aulas. O sono deve ser regularizado para que a criança durma o suficiente para acordar disposta no dia seguinte e garantir um bom aprendizado. A alimentação também deverá ser reajustada, se adaptando aos horários da escola. Lembre-se de estimular a ingesta de água, lembrando a criança que deve tomar água enquanto estiver na escola.

👉 Lembre-se de prestar atenção a possíveis queixas visuais ou auditivas, pois isso pode prejudicar o aprendizado. Se a criança usar óculos, cerifique-se que está bem adaptado e que não há necessidade de um revisão com o oftalmologista.

👉 Outro fator importante é em relação a mochila. Para evitar problemas de saúde ela deve ser de material leve e quando cheia não deve ultrapassar 10% do peso da criança. Quando colocada na criança é importante que esteja posicionada logo acima da cintura. Ensine a criança sobre a maneira correta de carregá-la, mesmo as que tem rodinhas.

👉 Não se esqueça da segurança da criança ao transportá-la para a escola. Independente do tipo de transporte, verifique se está utilizando os itens de segurança adequados para a idade, como cadeirinhas e cinto de segurança.

👉 Esse é um ótimo momento para checar a carteirinha de vacinação das crianças e adolescentes. Se a vacinação não foi atualizada durante as férias, atualize agora: isso poderá  proteger seu filho de várias infecções

👉 Ainda sobre as infecções adquiridas na escola, é importante orientar a criança sobre a lavagem correta das mãos após utilizar o banheiro e antes das refeições. Para as crianças menores verifique como isso funciona na escolinha e certifique-se que é uma rotina entre as professoras. Veja a importância da lavagem adequada das mãos aqui. Outras dicas de como prevenir, em crianças pequenas, as infecções adquiridas na escola, você pode ler aqui.

👉 Por fim, leve seu filho ao pediatra para avaliar sua saúde e verificar se tudo está bem para a volta às aulas.

Com tudo certo, boas aulas!!! 👏👏👏

Comments

comments