Olá pessoal! Chegou uma das épocas mais esperadas do ano! A época em que os enfeites de Natal deixam os lugares mais encantadores tanto para crianças quanto para adultos!

E chega a hora de decorarmos nossa casa e arrumarmos nossos enfeites de Natal que estavam guardados e… atchim! atchim! 😣

enfeites de Natal: dicas para limpá-los

Não é a toa que nessa época muitas pessoas tem as crises alérgicas exacerbadas. E isso pode também afetar nossos pequenos!

Os enfeites guardados podem estar com pó e ácaros e as árvores além de serem difíceis de limpar acumulam poeira mesmo quando expostas.

Procurei algumas dicas de como limpá-los antes de montar a decoração e antes de guardá-los e vou dividi-las aqui com vocês.

🌲 Se você tem o hábito de usar árvores naturais, cuide sempre para não estarem em locais muito úmidos que possam acumular mofo.

Há algumas soluções anti-mofo que podem ser borrifadas na árvore (podem ser compradas já prontas ou você pode fazer a sua própria usando 3 l de água, 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 1 colher de água sanitária e 1 colher de chá de detergente líquido).

A dica é fazer isso em ambiente bastante arejado e deixar secar por 24h antes de iniciar a decoração.

Para as árvores artificiais siga os seguintes passos:

🎄 Procure um lugar ventilado e bem iluminado para abri-la. Use um aspirador de pó para tirar o pó (verifique se seu aspirador não é muito potente) e passe pano úmido com detergente neutro.

Não se esqueça de fazer isso também na base e no “tronco”da árvore. A opção de pulverizar a solução anti-mofo que ensinei acima também pode ser usada. Certifique-se de deixá-la seca antes de colocar os enfeites.

🎀 Os enfeites também devem ser limpos com pano levemente úmido com detergente neutro. E os fios do pisca-pisca deverão ser limpos com pano seco ligeiramente úmido.

🎅 Todos os panos, toalhas e itens decorativos que possam ser lavados à máquina podem e devem ser lavados antes de colocá-los para uso.

🐻 Ursinhos e itens de pelúcia em casa de alérgicos deveriam nem existir (já tomei a maior bronca da minha amiga Pediatra na época da Páscoa por causa disso!), porém eles também podem ser lavados à máquina. Os que não puderem, procurem uma lavanderia que ofereça esse serviço.

😉 Confesso que ainda guardei uns itens (lá vou eu tomar uma nova bronca assim que postar isso) e lavo-os bem porém já tive que me desfazer de uns que só de chegar perto meu nariz já coça. Se ela fosse editar o texto ia escrever: 🙄 eu não disse? 😂

A orientação da Anna é a seguinte: tudo o que você não puder passar pano para tirar pó tire de cena!  Sem sentimentalismos mesmo.

👑 Passando as festas (eu costumo guardar as coisas no dia de Reis) repita os passos de limpeza para guardá-los. Colocar cada parte da  árvore em um saco plástico novo ajuda muito (novo eu quero dizer, que não tenha guardado ela no ano anterior) e embalar bem os enfeites com plástico também ajuda.

Espero que essas dicas sem úteis para vocês. Me arrependi de não ter guardado as partes da árvore em sacos plásticos… isso ajuda muito. Meus pais faziam isso! Esse ano não vou esquecer!

Também nunca tinha usado a solução anti-mofo, usei esse ano e achei uma ótima saída. Se tiverem mais dicas compartilhem conosco!!

Um super abraço! E bons preparativos!!!

E se acontecer dos sintomas alérgicos aparecerem lembrem-se de lavar bem o nariz das crianças! Vejam mais nesse post.

 

Comments

comments