Ahh como é difícil ver um filho com estomatite… 😢😢 Eles ficam tão caidinhos e incomodados! 🤒 Realmente a estomatite em criança é uma infecção bem chatinha! Os pequenos sentem dor, ficam irritados e sem comer direito. Mas calma!😊 Vamos conversar um pouquinho sobre essa doença.

A estomatite é uma infecção viral, geralmente causada pelo vírus herpes simples tipo 1, o mesmo que causa as lesões de herpes labial no adulto. Outros vírus como o Cocksakie também podem causar lesões do tipo da estomatite.  A transmissão se faz através da saliva e de superfícies contaminadas.

A estomatite em criança se manifesta por lesões do tipo afta na boca: são feridas avermelhadas com o centro mais acinzentado ou amarelado. Elas podem aparecer em toda parte da boca: na parte de dentro das bochechas, língua, céu da boca, amígdalas, gengivas. A gengiva com lesão pode ficar mais sensível e sangrar facilmente. Essas lesões são dolorosas e a criança costuma ficar mais irritada, chorosa, babando mais que o habitual e com dificuldade para se alimentar. O quadro pode ser acompanhado de febre, mal estar geral e em alguns casos sintomas gripais como tosse e coriza podem aparecer.

A estomatite, por ser um quadro viral, é um quadro benigno e auto-limitado. A febre da estomatite em geral dura cerca de 72 horas e as lesões na boca podem persistir por 7 a 10 dias. Neste período, é esperado que a criança fique sem apetite e se alimentado mal. Muitas vezes há perda de peso, mas isto é recuperado facilmente após a cura da doença.

Por conta disso, o tratamento da doença é baseado em:

✅ Controle da dor: está indicado uso de analgésicos por via oral. Em alguns caso pode ser também utilizado medicação à base de anestésico em spray para espirrar na boca da criança antes das refeições, para alívio da dor. Converse com o seu pediatra sobre qual medicamento usar no seu bebê.

✅ Dê preferência a alimentos mais pastosos e mais frios: estes são mais fáceis de a criança aceitar nestas situações. Não force a alimentação, isso pode acabar levando a vômitos. Se a criança não aceitar os alimentos, insista na ingesta de líquidos

✅ O mais importante é manter uma boa hidratação. Como a aceitação de alimentos estará ruim, oferte bastante líquido: sucos, água, água de coco, leite.

✅ Não há tratamento específico para a estomatite, por ser um vírus a doença é auto-limitada, ou seja melhora sozinha.  Infelizmente temos que ter paciência para esperar as lesões cicatrizarem. Não há remédios que aceleram esse processo

✅ Em alguns casos pode ocorrer, durante a evolução da doença, uma infecção bacteriana ou fúngica no local. Nestes casos haverá necessidade de associar antibióticos ou antifúngicos ao tratamento. O pediatra saberá avaliar se este é o caso do seu filho e instituir o melhor tratamento

Desta forma, a estomatite em criança é um quadro realmente bem chatinho e desgastante para toda a família, mas com paciência há melhora completa e a criança logo estará bem e se alimentando normalmente.👶👼

Leia sobre outras infecções virais em: http://calmamaezinha.com.br/afinal-o-que-e-uma-virose/