Após o nascimento do bebê é muito comum os pais ficarem em dúvida em relação a visão do filhote: será que está tudo normal? Será que ele enxerga? 👀  Os cuidados para a prevenção da cegueira infantil começam na gestação, evitando-se o uso de drogas, e a exposição a doenças infecciosas e traumas na gravidez. Após o nascimento, no entanto, o exame oftalmológico no bebê deve ser realizado, para que possamos detectar precocemente algumas doenças.

Logo após o nascimento o bebê será submetido ao “Teste do Reflexo Vermelho”, mais conhecido como “exame do olhinho”. Esse exame em geral é realizado pelo pediatra, ainda na maternidade, pois deve ser realizado nas primeiras 72 horas de vida.👶  👀

Com esse teste o pediatra é capaz de avaliar se há alguma anormalidade no eixo visual do bebê. Quando há alguma anormalidade ou suspeita de anormalidade o bebê deverá ser avaliado por um oftalmologista para um exame mais detalhado.

Esse exame oftalmológico no bebê é de grande importância pois através dele é possível detectar precocemente a catarata congênita e o glaucoma congênito, doenças que podem levar à cegueira. O diagnóstico precoce destas doenças permite intervenção mais rápido e precoce, o que garante melhores resultados e melhor prognóstico visual para a criança. Outras doenças também podem ser detectadas como alguns processos infecciosos, sangramentos, entre outros.

O teste do reflexo vermelho deve ser realizado em todos os recém-nascidos. Porém, há alguns recém-nascidos que deverão ser avaliados também pelo oftalmologista ainda no primeiro mês de vida (antes de completar 30 dias de vida). São eles:

👉   Bebês que nasceram prematuros com menos de 32 semanas e/ou peso inferior a 1500g

👉  Quando durante a gravidez a mamãe teve infecções como: rubéola, toxoplasmose, citomegalovirose, AIDS

👉  Quando houve uso de drogas tóxicas ou medicamentos tóxicos durante a gravidez

👉  Quando a mamãe sofreu algum tipo de acidente, agressão ou outros traumas durante a gestação

👉  Bebês que estão em investigação por suspeita de alguma síndrome genética

👉  Bebês que tenham na família casos de retinoblastoma, tumor que acomete os olhos e que pode ter componente genético

A detecção precoce de doenças oculares, através do exame oftalmológico no bebê é importantíssimo para evitar maior comprometimento da visão da criança. Certifique-se que seu bebê realizou este exame na maternidade ou na primeira consulta com o pediatra. 😉

Leia também sobre o exame do pezinho em: http://calmamaezinha.com.br/teste-do-pezinho/

Comments

comments