No último dia 31 de outubro a ANVISA anunciou a vacina da gripe que entrará em vigência em 2017! 👏👏👏 Mas o que há de diferente nesta vacina?! 😮😮 A grande novidade para a vacina da gripe de 2017 está numa nova cepa de H1N1. A mudança garantirá maior eficácia da vacina.

O grande desafio de algumas vacinas contra vírus, como a vacina da gripe, são as mutações que os vírus podem sofrer ao longo do tempo. É por conta disso que, anualmente, as agências reguladoras de vacina verificam as possíveis alterações sofridas pelos vírus causadores da gripe e ajustam as vacinas , conferindo maior proteção.

Até 2016 a cepa utilizada contra o vírus Influenza A H1N1 na vacina da gripe vinha sendo o influenza A/California/7/2009 (H1N1), que não apresentava mutação desde 2010. Esse ano, no entanto, foi observada uma mutação no vírus, o que levou a substituição pela cepa influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1).

Assim, para 2017 a vacina trivalente da gripe será composta pelas seguintes cepas: influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1), influenza A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2) e influenza B/Brisbane/60/2008. A quadrivalente adiciona a estas cepas também o influenza B/Phuket/3073/2013. A vacina trivalente estará disponível na rede pública de saúde e a quadrivalente nas clínicas privadas.

No post Vacina da gripe para crianças – Tudo sobre já conversamos sobre a importância da vacinação contra a gripe nas crianças, mas não custa lembrar o chamado “grupo de risco”, que deverá receber a vacina da gripe trivalente, disponibilizada pelo ministério da saúde:

📌 crianças entre 6 meses e 5 anos

📌 idosos acima de 60 anos

📌 gestantes e puérperas

📌 qualquer indivíduo que tenha doença cardiovascular crônica, doença pulmonar crônica, doenças metabólicas, hepáticas ou renais crônicas, transplantados e imunossuprimidos.

Apesar da  mudança, as orientações continuam as mesma, leia mais sobre a vacina da gripe em crianças em http://calmamaezinha.com.br/vacina-da-gripe-para-criancas/

Entenda as diferenças nos quadros gripais em http://calmamaezinha.com.br/gripe-crianca/

Proteja seu filhote mantendo a vacinação sempre em dia! 😊😊