No outono e no inverno as doenças respiratórias alérgicas e infecciosas assustam todas as famílias. 😰Uma das recomendações mais frequentes de todos os pediatras nestes meses do ano é a higienização nasal das crianças com soro fisiológico.  Mas por que isso é tão importante? 🤔

Além da respiração e do olfato, o nariz tem as funções de umidificação. aquecimento e filtração do ar inspirado. Quando o ar que respiramos está muito seco (como acontece com frequência no outono e no inverno), as narinas tem que trabalhar numa taxa maior que a habitual para garantir que o ar que inspiramos esteja adequadamente umidificado. Isso acaba levando ao ressecamento da mucosa nasal (que é o epitélio que reveste as narinas). Com o ressecamento, as funções da mucosa ficam comprometidas.

A mucosa nasal tem papel importante na defesa do corpo,  através da atividade muco-ciliar (produção de quantidade adequada de muco e atividade de pequenos cílios da mucosa) e da produção de diversos fatores imunológicos como por exemplo anticorpos. Estas ações, quando comprometidas, podem facilitar o aparecimento de  processos alérgicos e infecciosos.

Assim, o uso do soro fisiológico para higienização nasal permite que elas estejam sempre com a umidificação adequada, garantindo a adequada defesa do corpo contra esses quadros respiratórios e  permitindo a  umidificação e filtração do ar inspirado.  Além disso, a higienização nasal remove partículas de sujeira ou alérgenos que aí ficaram depositados.

Nos quadros alérgicos e nas gripes, resfriados e sinusites há produção excessiva de muco, o que leva a obstrução das narinas. As crianças, principalmente as pequenas, com a narina obstruída apresentam dificuldade para respirar e com isso não conseguem dormir e nem se alimentar adequadamente. O uso do soro fisiológico limpa o excesso de muco, melhorando estes sintomas.  A grande quantidade de muco nas narinas também causa tosse.  A higienização com soro também irá melhorar este sintoma.

Assim, são muitos os benefícios da higienização das narinas das crianças na prevenção de doenças respiratórias no outono e no inverno. O uso do soro fisiológico não traz malefícios e não tem efeitos colaterais. Use e abuse do soro nas narinas!!😉😊

Leia mais em: http://calmamaezinha.com.br/lavar-o-nariz-da-crianca/