O verão e as férias chegaram!! 👏👏👏 Todos sabemos da importância do repelente nesta época do ano. As crianças podem usar repelentes após os 6 meses de idade. Para cada idade há um tipo de produto que pode ser utilizado. A frequência com que podemos aplicá-lo também varia com a faixa etária. Veja tudo aqui.

É muita informação, muitos produtos e muitas dúvidas surgem!

1- O repelente pode ser utilizado por cima das roupas –  VERDADE ✅

O repelente ao ser aplicado cria uma “nuvem” ao redor da superfície de cerca de 4 cm de largura. Essa “nuvem” é responsável por impedir que o mosquito chegue perto da pele e pique.  Roupas mais justas podem permitir que o mosquito pique por cima da roupa. Ao aplicar o repelente por cima das roupas, criamos essa “nuvem” de repelente impedindo que isso aconteça.

O ideal para proteção é usar roupas compridas e largas. Quando isso não for possível, o repelente pode ser utilizado por cima da roupa. Não utilize por baixo das roupas: você estará impedindo que esta “nuvem” protetora se forme.

2- Tanto faz passar o repelente antes ou depois do protetor solar-  MENTIRA ❌

O repelente é sempre o último a ser aplicado! Se for usar filtro solar ou hidratante, aplique estes produtos, espere secar por pelo menos 15 minutos e depois aplique o repelente.

3- O tempo de ação  do repelente muda com temperatura maior que 30 graus- VERDADE ✅

O tempo de ação dos repelentes pode cair pela metade em temperaturas maiores que 30 graus. No calorão devemos redobrar a atenção e reaplicar o produto com maior frequência. Isso é ainda mais significativo nos produtos a base de Icaridina, que tem como grande diferencial o tempo de ação de até 10 horas. Quando a temperatura ambiente estiver maior que 30 graus, estes produtos devem ser reaplicados a cada 5 horas! Na dúvida, verifique as indicações do fabricante.

4- Os repelentes caseiros protegem completamente contra as arboviroses- MENTIRA ❌

Muitos estudos vem mostrando que os repelentes caseiros, como os a base de cravo e citronela por exemplo, não conferem boa proteção contra o Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.  Veja aqui as opções de repelentes para a idade da criança, para protegê-las contra as arboviroses. Outras medidas contra o Aedes você pode conferir aqui.

5- É indicado passar repelente na criança antes de dormir- MENTIRA ❌

Na hora de dormir o indicado é dar um banho para retirar o repelente da pele da criança. O ideal para a noite são as outras medidas de proteção: mosquiteiros, telas nas janelas e portas, pijamas de mangas e pernas compridas, ar condicionado.

Proteja seu filho usando o repelente da maneira adequada! 😉😉