Essa dúvida é muito frequente no meu consultório… 😊 Em geral as mamães e papais tem um pouco de dificuldade em entender se os pequenos estão com calor ou com frio e o quanto de roupa deve ser usado… Então vamos lá: Sim, o bebê sente calor!! 😱😱 Nos últimos dias muitas cidades estão passando por dias muito quentes, com temperaturas altas dia e noite. Com todo esse calor, os bebês também sofrem.

Não é incomum nestes dias muito quentes as mamães notarem que os pequenos estão mais irritados, chorosos e dormindo mal. Se não houver nenhuma outra causa para esse incômodo (cólica, fome, alguma infecção etc), pode ser mesmo que o calor a causa de tudo isso!

Mesmo no calor os bebês podem ter as mãozinhas e os pezinhos mais frios, porque as extremidades dos bebês são naturalmente mais frias. Isso não significa que eles estejam com frio, nem que não estejam incomodados com o calor. O bebê, em geral sente só um pouco mais de frio que os adultos, então em dias de muito calor eles também estão sentindo calor, como nós! Como não sabem expressar isso ainda, podem ficar irritados e chorosos. Muitas vezes a temperatura da pele pode elevar-se e o bebê pode ou não estar suando.

Já que o bebê sente calor, o que podemos fazer para amenizar isso:

✅ Se seu bebê ainda estiver em aleitamento materno: mantenha o aleitamento em livre demanda. Não há necessidade de oferecer água ao bebê: ele irá saciar a sede com o leite materno. Muito importante que a mamãe mantenha-se bem hidratada: abuse da ingesta de água nestes dias quentes!

✅ Se seu bebê não estiver mais em aleitamento materno exclusivo, aumente a oferta de água entre as mamadas e nos intervalos das refeições. Não há uma quantidade definida de água que o bebê deve ingerir: deixe ele beber o quanto quiser.

✅ Dê vários banhos ao dia com água fresca (use água de morna a fria!), para refrescá-lo. Não é necessário usar sabonete em todos os banhos: isso você pode reservar para apenas um banho no dia. Os demais servirão apenas para refrescar o bebê

✅ Deixe o pequeno com roupas frescas: em geral nesses dias apenas um body curto é suficiente! Dependendo do dia e de onde você estiver pode ser que deixar o bebê apenas de fraldinha não seja uma idéia ruim. Dê preferência para roupas de algodão, fininhas.

✅ Se você tiver ar condicionado em casa: use-o! Você pode ajustá-lo para uma temperatura entre 23 e 24 graus. Esta temperatura será agradável para a criança. Neste caso, você pode deixar a criança com um body comprido e até usar uma coberta leve para dormir

✅ Como o ar condicionado deixa o ar seco, você deverá umidificar o ar do ambiente. Use umidificadores ou coloque uma bacia de água no quarto (sempre fora do alcance da criança!!)

✅ Ventiladores também são bem vindos! Não coloque o vento direto sobre a criança.

Se estiver na praia veja aqui dicas muito legais para curtir a praia com seu bebê. 😉😉

Aproveitem o verão, mas não se esqueçam que o bebê sente calor! ☀☀