Já pensou se você pudesse conversar com um especialista em recém-nascidos enquanto espera seu bebê nascer? O que ele poderia dizer a uma gestante ? Como isso poderia te ajudar nesse momento ?  Afinal de contas seu filho ainda nem nasceu… Bom, eu me imagino conversando com você enquanto você espera… E posso te dar dicas de alguém que vê a gestação por outro lado… o lado do bebê! Algumas dicas são bem óbvias, mas nem sempre pensamos sobre elas enquanto esperamos ou quando estamos passando por problemas…

✅ DICA NÚMERO1:  FAÇA PRÉ-NATAL!!!

😊😊 Meio óbvia essa né ?! Todo mundo faz pré-natal !!! Bom… nem toda gestante. Leia aqui sobre a importância das consultas de pré-natal . A idéia do acompanhamento pré-natal (muitas vezes cansativo… principalmente no final da gestação, quando as consultas são mais freqüentes) é identificar e tratar doenças que possam vir a causar problemas para a gestante e para o bebê. Como estamos falando do seu bebê (você é assunto do seu obstetra né?!)… A prematuridade é hoje um dos maiores problemas que afeta os recém-nascidos e, pasmem, na maioria dos casos ela pode ser prevenida !!!! Fazer pré-natal é o primeiro passo! Por isso é a primeira dica !

✅ DICA NÚMERO 2 (PARA VOCÊ QUE ESTÁ COM DIABETES NA GESTAÇÃO): FAÇA A DIETA CORRETAMENTE E UTILIZE OS MEDICAMENTOS QUE SEU MÉDICO TE RECEITOU

Minha avó nunca gostou de doces. Um belo dia, ela desenvolveu diabetes e seu médico a orientou a não comer mais açúcar… Foi o que bastou para que ela virasse a maior formiga da face da Terra. Considerando que ela tinha 80 anos na época e as complicações do diabetes demoram a aparecer, achei que não deveria brigar tanto e deixar que ela fosse feliz! Isso não vale pra você !!!!! O excesso de açúcar no sangue da gestante passa através da placenta para o bebê e pode causar muitas complicações: maior risco de hipoglicemia nos primeiros dias de vida, de cálcio baixo no sangue e de icterícia. Além disso pode causar problema cardíaco (miocardiopatia hipertrófica) e até intestinal (síndrome do cólon hipoplásico). Você não precisa entender o que são essas doenças de nome difícil, mas precisa saber que o risco é maior quanto maior for a sua glicemia e o tempo em que ela ficar elevada !!!! Então, nem pense em tomar aquele sorvete !!!!! São só alguns meses!!! Aguente! Seu bebê vai agradecer e vai se desenvolver normalmente como todos os outros porque você se preocupou com ele !

✅ DICA NÚMERO 3 (PARA VOCÊ QUE PRECISA FAZER REPOUSO): FAÇA !!!

Eu diria que fazer repouso é, na minha opinião, a coisa mais difícil de fazer pelo bebê… Ficar deitada o tempo todo podendo levantar apenas para ir ao banheiro, ou nem isso, é muito mais sofrido do que ficar sem comer bolo de chocolate por alguns meses… Fala sério né ?! Conforme as semanas passam, você começa a se perguntar se já não está bom, se o bebê já não está pronto… Leia o post sobre as semanas de gestação. Cada dia que você ganhar para o seu bebê dentro da sua barriga pode significar até 3% a menos de mortalidade (MORTALIDADE!!!) nas idades gestacionais menores, mas mesmo para o prematuros maiores pode evitar problemas para mamar ou até mesmo internações em UTI. Eu sei que você está sofrendo… Então, tente diversificar seu tempo… Você vai se cansar da TV, dos livros, das conversas… Aprenda a fazer crochê ou ponto cruz (eu tenho uma amiga que precisou fazer repouso por 2 meses, ao final do tempo ela tinha quase feito um enxoval… e nem sabia fazer nada manual antes), procure o que falta para seu bebê pela internet, faça as lembrancinhas…. Mantenha sua mente ocupada, é ela que vai te ajudar a manter seu bebê protegido por mais tempo. Recentemente eu pude testemunhar um amor desses de mãe: uma gestante ficou internada em repouso absoluto por quase 2 meses ! Ela internou com 24 semanas e seus bebês nasceram com 33 semanas (sim bebês – eram 2)!!! Foi ela quem permitiu que seus bebês sobrevivessem !!!! Ficamos todos tão tocados com a persistência e resignação dela, que as enfermeiras comemoraram um mês de repouso com bolo, bexigas, parabéns ! Foi uma festa!

✅ DICA NÚMERO 4: DESCANSE

Existe um motivo para a gestante sentir tanto sono na gestação (a natureza é perfeita…). Você deve se preservar porque seu organismo está passando por muitas transformações e gerando uma nova vida! Mas no fundo no fundo, eu acho que a gestante sente mais sono para que descanse enquanto pode 😬… Já ouviu dizer que uma mãe nunca mais dorme depois que o filho nasce ? Que só muda o motivo para ficar acordada ? No começo para amamentar, depois porque os filhos acordam no meio da noite por pesadelos ou outros motivos, e mais tarde porque esperam os filhos voltarem das baladas 😬😬😬. Bom… isso pode não ser verdade ao pé da letra, mas as primeiras semanas são especialmente cansativas… Então eu acho que a natureza está te mandando um recado: DESCANSE, É UM BOM MOMENTO PARA DORMIR, EM ALGUNS MESES SUAS NOITES SERÃO BEM MAIS TUMULTUADAS!!!

✅ DICA NÚMERO 5: FAÇA TUDO O QUE ESTIVER AO SEU ALCANCE PARA EVITAR QUE SEU BEBÊ NASÇA ANTES DO TEMPO

Tome os remédios que seu obstetra receitar, siga suas orientações, volte ao consultório quantas vezes forem necessárias e faça todos os exames que ele pedir. Tudo tem um motivo. Você pode não entender os motivos, então converse com seu médico e tire suas dúvidas. Escolha um profissional em quem você confie porque vocês serão um time.

✅ DICA NÚMERO 6: CURSO PRÉ-NATAL

Se você tiver a possibilidade de frequentar algum curso para gestantes, aproveite a oportunidade ! Você poderá receber dicas valiosas e se sentir mais preparada!

✅ DICA NÚMERO 7: PARTO NORMAL VERSUS CESÁREA

Mãe de parto normal é mãe. Mãe de parto cesárea é mãe. Você e o seu médico vão definir qual será a melhor via de parto, mas não leve tudo a ferro e fogo, às vezes as coisas acontecem de forma diferente do que programamos. Você pode ter programado um parto normal e haver necessidade de fazer cesárea, ou pode ter escolhido cesárea, e chegar ao hospital em trabalho de parto avançado e seu bebê nascer de parto normal. Lembre-se de que você pode ter se programado para ir à Itália, mas desembarcar na Holanda (leia essa linda história aqui!). Curta o passeio por lá.

✅ DICA NÚMERO 8: PEDIATRA

Se você já leu algum post meu, vai me achar repetitiva, mas vou repetir assim mesmo… (Veja como considero isso importante). Aproveite os meses de gestação para escolher seu pediatra e conhecê-lo. Marque uma consulta, apresente ao seu novo médico o seu bem mais precioso… Ele ainda está protegido por você e ele não poderá examiná-lo, mas irá conversar com vocês sobre muitas coisas importantes: que teste do pezinho escolher,  como vocês farão para programar a primeira consulta (que deverá ocorrer preferencialmente 2-3 dias após a alta da maternidade), como vocês irão se comunicar, etc… Não deixe para se lembrar do pediatra só depois que você estiver saindo da maternidade com seu filho no colo…

✅ DICA NÚMERO 9: SE VOCÊ DESEMBARCAR NA HOLANDA, APROVEITE A ESTADIA

Não importa o quanto você se prepare, o quanto você se esforce, ou o quanto deseje que as coisas aconteçam de determinada forma… Você terá muitos sonhos para o seu filho, eles vão começar com coisas simples, como desejar que ele seja perfeito, que ele nasça no tempo certo, que ele mame (ou não), que ele cresça saudável, que ele seja feliz… Os sonhos podem ser ainda maiores, como desejar que ele seja jogador de futebol ou artista de cinema, ou advogado, ou médico, ou astronauta… Muitas vezes veremos nossos sonhos frustrados… Algumas frustrações podem até ser fúteis (como o filho escolher uma profissão diferente da que gostaríamos para ele), mas outras podem ser profundas, como você esperar que ele nasça no tempo certo e ele nascer prematuro, ou esperar que ele nasça “perfeito” e ele nascer com alguma deficiência. Se isso acontecer com você, quando você tiver um tempinho, leia o post das semanas de gestação… até o final! Você vai entender o titulo desta dica! Talvez a dor seja irreparável, mas você vai sempre ter ferramentas para lidar com ela e ficar olhando o “problema”pode te fazer perder todas as outras coisas boas que você terá… Bem-vindo à Holanda!

✅ DICA NÚMERO 10: RELAXE!!!!

Relaxe e se entregue! Se você conseguiu chegar até o final deste post, se você seguiu as orientações do seu obstetra e fez tudo o que estava ao seu alcance, então você pode relaxar! Você vai saber que, não importa o que aconteça, você  fez a sua parte. Você deu o seu melhor! Você fez a sua cota de sacrifício quando ela foi necessária, você criou a melhor oportunidade que você poderia para o seu filho!

E olhe só, ele ainda nem nasceu e você  já é mãe! Parabéns !👏👏

E como diriam os antigos, eu desejo a você uma boa hora!

Comments

comments