“O cérebro da criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar” é um livro sensacional para todos que gostam de ler sobre educação e desenvolvimento infantil! 📘

Esse livro ajuda a melhorar a comunicação entre pais e filhos, entre cuidadores e crianças e até mesmo entre os adultos! Escrito por Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson e traduzido por Cássia Zanon, (publicado em 2015 pela editora nVersos – 1a edição) está  na lista de best-sellers do New York Times.

Através da percepção e do conceito da “visão mental” os autores estimulam a compreendermos as emoções e a trabalhar com elas integrando mente, cérebro e corpo e desenvolvendo a inteligência emocional.🙆

São doze estratégias propostas como: “nomear os sentimentos, envolver e não enfurecer, usar o controle remoto da mente, deixar as nuvens de emoções passarem, conectar por meio do conflito”, entre outras.

Através de quadrinhos e de exemplos de situações do dia-a-dia somos convidados a refletir e a pensar em  como podemos reagir e ajudar as crianças a raciocinar diante das situações adversas.

No final do livro, divididas pelas faixas etárias, há dicas direcionadas para que possamos lidar com nossos filhos em situações de birras, de explosões de sentimento, frustrações… Que cá entre nós, sempre nos deixam de cabelo em pé!

Diante de uma experiência muito ruim (violência, acidente, morte de pessoa querida, decepções, etc.)? Qual a melhor maneira de lidar com isso? Não falar sobre o assunto para tentar “esquecer”? Os autores sugerem exatamente o contrário:

… é importante que crianças de todas as idades contem suas histórias, uma vez que isso as ajuda a tentar compreender suas emoções e os eventos que acontecem em suas vidas. Às vezes, pais evitam falar sobre experiências perturbadoras, achando que ao fazerem isso reforçarão o sofrimento dos filhos ou piorarão a situação. Na verdade, contar a história é frequentemente o que as crianças precisam fazer, tanto para encontrar o sentido do evento quanto para prosseguir para um lugar onde consigam se sentir melhores a respeito do que lhes aconteceu.

🤔Examinar, entender os sentimentos e nomeá-los é bastante importante. Todos temos diversos pensamentos, sentimentos, sensações e imagens em nossas mentes num mesmo momento (questões financeiras, saúde, planos para o trabalho, obrigações em casa, frustrações, felicidade…), cabe a nós avaliarmos a importância de cada uma para determinar nosso “estado mental” e assim lidarmos com todas as questões diárias.

Por isso achei o livro tão interessante. Ele não traz somente sugestões para ajudarmos nossos filhos e crianças a desenvolverem a inteligência emocional, mas sim para que todos possamos praticar essa “visão mental” e reagir melhor durante o dia-a-dia.

O que domina seus pensamentos hoje? Já percebeu como isso influencia o modo como você trabalha, vive e interage com as pessoas próximas. Comece seu treino. Pense nas coisas boas e redirecione seu foco. 😉

Se tiverem outras boas sugestões de livros compartilhem conosco! Aqui já falamos sobre alguns livros da encantadora de bebês. Vocês já leram?

Comments

comments