Talvez muitos de vocês já tenham lido ou ouvido falar sobre a famosa encantadora de bebês Tracy Hogg. Autora de “Os Segredos de uma Encantadora de Bebês” e de “A Encantadora de bebês resolve todos os seus problemas”, Tracy dá conselhos para ajudar pais e mães e cuidadores a “encantar” seus bebês e resolver problemas como birras, sono inadequado, recusa alimentar e disciplina.

O grande segredo da encantadora de bebês não está somente nos seus famosos acrônimos, como o EASY, que sugere ao iniciar a rotina com os bebês que sigamos sempre a ordem E – de eating (alimentação), A – activity (atividades), S – sleep (sono) e Y – time for Yourself (tempo para você), ou o HELP (sobre os fatores que ajudam a criar e cultivar o vínculo entre pais e filhos, manter seu filho longe do perigo e apoiar seu crescimento e independência) sendo H para hold yourself back (contenha-se), E para encourage exploration (incentive a exploração), L para Limit (defina limites) e P para praise (elogie).

 

O grande segredo da encantadora de bebês

A encantadora reforça que cada criança é um indivíduo, que desde bebê terá sua personalidade única, preferências e antipatias – como todos nós – e que é muito importante que dediquemos tempo para observar, conversar e ouvir nossos filhos para que possamos entendê-los melhor.

Seu grande segredo, na minha opinião, (que já li três de seus livros) é o fato dela insistir em estabelecermos uma rotina estruturada no dia-a-dia.

Rotina realmente promove previsibilidade e segurança para as crianças e isso gera menos angústia para os pequenos que estão numa fase tão acelerada de crescimento e descobertas.

Essa rotina obviamente deve ser baseada no dia-a-dia da sua casa, da sua vida, sendo feitas as adaptações necessárias. Ela não é eternamente rígida… Ela será mudada nas diversas fases de desenvolvimento de seus filhos. Algumas vezes sentiremos que eles próprios já estão mostrando sinais que algumas mudanças podem ocorrer e que serão bem vindas como reduzir uma soneca, aumentar o tempo das brincadeiras…

E apesar de inicialmente dar uma impressão de monotonia, ela permitirá muita liberdade ao você poder programar suas atividades, saídas, viagens e passeios.😊

Para quem tiver interesse alguns desses livros possuem até versões eletrônicas (e-book). Recomendo a leitura mas reforço, não há receita de bolo nem rigidez nessa rotina. Tudo deve ser feito no contexto da sua família, para facilitar e dar mais liberdade e segurança a todos.😉

Comments

comments