Todo mundo fica pensando no nome que vai dar para o bebê, mas será que todo mundo sabe como registrar o bebê e como fazer os documentos de identidade da criança?

certidao de nascimento

A certidão de nascimento é um direito de todo cidadão e deve ser realizada nos primeiros dias após o nascimento do bebê. Antigamente era obrigatório ir pessoalmente ao cartório mais próximo do local do nascimento, porém hoje é possível solicitar o serviço eletronicamente e aguardar o envio do documento. A vantagem de ir pessoalmente é que você já sai da maternidade com um documento de seu filho que garante atendimento em serviços de emergência se necessário.

Confira nesse link os documentos necessários para realizar a certidão de nascimento.
A primeira via da certidão de nascimento é gratuita. Alguns cartórios oferecem uma cópia reduzida e plastificada. Para isso eles cobram uma taxa que deve ser paga em dinheiro.

O C.P.F. (cadastro de pessoas físicas) é um cadastro na Receita Federal Brasileira. Não é considerado um documento obrigatório porém é exigido para abertura de contas bancárias. Sua solicitação pode ser feita em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou nos Correios. A taxa a ser cobrada, segundo o site da receita federal é de no máximo 7,00 reais (última atualização do site em 24/06/2016). Atualmente não é mais impresso em cartão. Esse número será gerado e você poderá incluí-lo no R.G. do seu filho. Por isso, recomenda-se realizar primeiro o CPF para depois solicitar o RG.

O R.G. (Registro Geral) é um documento de registro nacional emitido pela Secretaria de Segurança Pública, ele é o documento de identidade que contém além do nome completo da pessoa, a impressão digital do polegar direito, filiação e foto.os documentos de identidade da criança

A primeira via é gratuita e atualmente é realizada no Poupatempo devendo-se agendar o serviço. Ele não fica pronto na hora (o tempo de espera pode variar) e para quem quiser recebê-lo em casa há uma taxa a ser paga (R$ 9,09 segundo informação do site em 13/11/2016).

Os números de CPF, do cartão do cidadão e a tipagem sanguínea (para maiores de 5 anos) poderão ser adicionados ao RG caso haja interesse

A lista dos documentos necessários encontra-se nesse link do Poupatempo.

A foto 3 x 4 poderá ser tirada numa dessas lojas especializadas, porém é possível que você mesmo faça a foto em casa, com a criança deitada num lençol branco. Há alguns aplicativos para celular que já deixam a foto no formato adequado e você só leva para imprimir porém você deve tomar cuidado de deixar o rosto bem centralizado.

passaporte brasileiro

Já o Passaporte é emitido pela Polícia Federal e para crianças tem validade menor que o habitual e varia conforme a idade.

os documentos de identidade da criança

Fiquem atentos ao programar as viagens pois diversos países exigem passaporte com validade de no mínimo 6 meses para embarcar.

A lista dos documentos necessários você encontra no site da Polícia Federal.

Espero ter ajudado com essas informações! Se tiverem dúvidas ou sugestões nos enviem!

 

Comments

comments