🤓Poderia ter sido considerada uma das invenções do século: é tão útil quanto um canivete suíço (na minha opinião bem mais) e tem também 1001 utilidades. Sua comercialização teve início por volta dos anos 90 e até hoje vem evoluindo em sua fórmula, com cada vez mais marcas e tipos disponíveis. Agora por acaso, você já pensou quais os ingredientes do lencinho umedecido?🤔

Os ingredientes do lencinho umedecidoBasicamente os lencinhos umedecidos são compostos por:

  1. Tela não-tecido: é um prensado de fibras de algodão e rayon e resinas como poliéster, polietileno e polipropileno
  2. Água: seu principal ingrediente e atua como veículo e diluente para os outros ingredientes
  3. Detergentes leves misturados com preservantes e fragrância. O detergente mais usado é o surfactante anfotérico, o mesmo de shampoos para bebês. Também são usados dianfoacetato e coco fosfatidil PG-dimonium cloride como surfactantes. Eles não retiram a oleosidade natural da pele e reduzem potencialmente o efeito irritativo.
  4. Substâncias como o propilenoglicol e a glicerina são adicionados para prevenir ressecamento da solução e contribuem na hidratação da pele.
  5. Algumas fórmulas ainda podem conter óleo mineral, lanolina ou silicones
  6. Para impedir o crescimento de bactérias e fungos: Bronopol, Metil e propilparabeno. Essenciais para não permitir o desenvolvimento desses microorganismos no meio úmido.
  7. Fragrância para reduzir o odor.
  8. Aloe vera, vitamina E, extrato de aveia e outros aditivos que acabam atraindo o consumidor.

Suas embalagens devem ser de plástico e bem fechadas para conservar a umidade e durabilidade dos lencinhos.

Eu recebi a orientação de fazer a higiene do bebê recém-nascido com água morna e algodão e utilizar os lencinhos em casos de extrema necessidade (ao sair de casa por exemplo). Fiz isso por bastante tempo principalmente por acreditar que quanto menos usasse produtos “químicos” menor a chance de irritar a pele do bebê. Evitar assaduras é sempre bom, né? Se quiser ler mais sobre o tema temos dicas aqui.

Mas com o passar do tempo passei a usar cada vez mais os lencinhos. Sempre prefiro os que tem uma fragrância mais leve (os de recém-nascidos mesmo) e uso deles até hoje!

Ele tem sido um grande parceiro para limpar também rostinhos, mãozinhas e pés “sujinhos”, sapatos, manchas em sofá ou tapetes, remover maquiagem, tirar pó, limpar objetos públicos que serão usados pelo seu filho, limpar utensílios, na praia… Quando vejo estou usando ele pra limpar alguma coisa, como esse teclado, meu telefone…!😂

É como uma arma da super-mãe (não tão poderosa quanto o beijinho que cura😚) mas que ajuda bem! Viva o inventor dos lencinhos!

 

Comments

comments