Olá pessoal! Política é coisa de criança sim! 😊Vocês já pensaram em como abordar esse tema em casa? 🤔

Achei esse tema bem pertinente pois estamos passando por uma época política bastante turbulenta em nosso país, recentemente elegemos prefeitos e vereadores e acabamos de acompanhar o processo e resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos. As crianças certamente estão vendo as notícias, nos ouvem fazendo comentários e devem estar bastante curiosas a respeito disso tudo.

Política é coisa de criança sim!

http://cdn.amreading.com/wp-content/uploads/11.3.14_blog_electionday.jpg

Estamos numa fase de muitas manifestações populares pedindo por políticos mais responsáveis, éticos e honestos. Queremos o fim da corrupção, desses escândalos políticos e eleitores mais conscientes.

Li um texto muito interessante sobre Política na infância, de Ana Maria de Andrade, que coloca a seguinte questão: “… de onde chegam os políticos que estão no poder, se não dos nossos lares e bancos de nossas escolas?”. Ela aborda a necessidade de darmos o exemplo e criarmos bons líderes e cidadãos. “Pequenas” mentiras? Buscar proveito próprio? Ficar feliz e exaltar um ganho obtido por “engano” ou de forma ilícita? Não seguir leis de trânsito? Criar exceções para as regras para benefício próprio? Esses maus exemplos podem se tornar hábitos naturais que perduram na vida adulta e chegarão em nossos plenários.😖

Como querer um pais mais justo, sem desigualdades sociais se em casa não dermos o exemplo? Pais e educadores são as referências das crianças – nossos futuros eleitores e governantes.

Cidadania, ética e transparência são valores que se constroem desde cedo. Ensinar convívio fraterno, respeito ao próximo, a cuidar do ambiente e do espaço coletivo, deixar tudo em ordem para que o próximo use, ensinar limites, esperar a sua vez, definir o que é certo e errado, assumir as consequências de seus atos, honestidade e transparência… Tudo isso contribui para a formação de um bom líder, de um cidadão de bem, preocupado com o bem comum.

Essa é uma boa oportunidade para explicar como funciona o sistema eleitoral em nosso país, os cargos elegíveis e sobre o sistema de governo. Crianças maiores já possuem curiosidade em relação aos partidos políticos e até mesmo em relação aos candidatos específicos e nesses casos, além de ajudar a pesquisar sobre a história e propostas deles devemos mostrar que é importante, após a eleição, que acompanhemos o trabalho desses políticos que estão nos representando.

Visitei um site interessante, criado para ajudar educadores e pais a abordarem o tema. Chama-se Plenarinho. Sugiro que dêem uma navegada nele!😉

E lembrando: vivemos numa democracia e cada um tem suas preferências partidárias e ideológicas e devemos respeitá-las. Independente da bandeira, todos devemos estar interessados num bem comum com honestidade e transparência.

Vamos fazer nossa parte. Nosso país e o mundo agradecem.

 

Comments

comments