É claro que a primeira consulta da criança no dentista gera muita ansiedade para toda a família. 😅  Mas, como dizem, a primeira impressão é a que fica! Por isso, elaboramos algumas dicas para os papais e mamães se prepararem para o grande dia:👏👏👏

📌  Em casa, avise quando será a consulta e já comece a contar quem é o dentista, o que ele faz…trate o dentista como amigo.

📌  Fale coisas positivas, evite assuntos negativos. Nunca conte uma mentira, por menor que seja… Se não souber responder a alguma pergunta da criança, não responda. Deixe que o odontopediatra cuide disso!

📌  Não diga “Já está acabando”, “Não vai doer”, “Nem doeu”. Somente o dentista pode dizer isso.

📌  Pense em músicas / desenhos que seu filho goste. Vale até levar o brinquedo preferido para apresentar ao odontopediatra

📌  Agende a consulta em um horário confortável para a criança: evitar horários de soneca, de fome, dias em que a criança esteja doente ou indisposta.

📌  Leve uma troca de roupa: às vezes pode ser necessário.

📌  Depois da consulta, também é legal fazer o reforço positivo em casa, relembrando tudo o que foi feito no dentista.

É importante os pais ficarem tranquilos e seguros, pois o odontopediatra possui técnica e conhecimento para que a consulta se torne algo agradável para a criança. O mundo lúdico da odontopediatria fará com que a criança goste do dentista e queira voltar nas próximas consultas. 😊

O choro também é normal para as crianças pequenas ou com muito medo, mas a confiança no profissional vai se conquistando aos poucos, com as sessões de condicionamento. Talvez não seja possível realizar todo o procedimento logo na primeira consulta. O mais importante é não deixar para levar o seu filho ao odontopediatra somente nos momentos de dor, porque todo o trabalho de acolhimento da criança fica mais difícil.

Na primeira consulta da criança no dentista, o odontopediatra fará uma conversa detalhada com os pais, o que é muito importante para definir o plano de tratamento de seu filho. A partir de agora, o trabalho será em equipe composta por família – criança – odontopediatra. Nessa conversa, o dentista abordará sobre: amamentação e alimentação, nascimento dos dentes, traumas dentários, hábitos de higiene bucal, uso racional de flúor, uso de mamadeiras e chupetas, etc. Além disso, o dentista também avaliará na criança: dentes, gengiva, língua, bochechas, musculatura, oclusão, respiração.

Geralmente, a primeira consulta da criança no dentista deve ocorrer aos 6 meses, para aquelas mamães que fizeram o pré-natal odontológico. Caso contrário, deve ser realizada assim que o bebê nascer.

Se ainda ficar com dúvidas, procure sempre um odontopediatra. 😉

Leia sobre a higiene bucal dos bebês aqui: http://calmamaezinha.com.br/higiene-bucal-de-bebes/

Comments

comments