O nascimento dos primeiros dentinhos gera muitas dúvidas aos pais. É uma nova fase desafiante para toda a família, em especial para as mamães de primeira viagem! Para os bebês, é um novo progresso, a introdução de novos alimentos.

A formação dos dentes de leite se inicia lá na vida intra-uterina. Geralmente, tem-se uma média da idade de início de nascimento dos dentes, aos 6 meses, com o incisivo central inferior. Mas, não se esqueça! Cada bebê é um indivíduo particular, por isso, variações na idade de irrupção dentária são aceitáveis.  Tente evitar comparações com outros bebês.

O mais importante é manter a sequência de nascimento dos  primeiros dentinhos. Sendo assim, é necessário ter o acompanhamento de um odontopediatra, ele é o profissional capacitado para identificar qualquer problema nesta fase. A dentição de leite se completa por volta dos 3 anos de idade, com os 20 dentes prontinhos!

Nesta fase de nascimento dos primeiros dentinhos, os bebês podem apresentar alguns sinais e sintomas como:

  • Irritabilidade: como os antigos falavam “o dentinho rasga a gengiva” e isso pode incomodar bastante
  • Dificuldade na alimentação: é bem comum o bebê recusar alimentos mais sólidos nestes períodos
  • Aumento da saliva: na verdade, o bebê está na fase de maturação das glândulas salivares, o que faz com que ele “babe” mais
  • Febre: não há evidência científica de que a erupção dentária possa dar febre(temperatura acima de 37,8)no bebê. Muito embora, na prática clínica observamos que o bebê pode apresentar temperatura corporal mais alta nestes períodos. Sempre que o bebê tiver febre devemos afastar causas infecciosas antes de atribuir os dentinhos como causa. Desta forma, na presença de febre consulte sempre seu pediatra.

E o que pode ser feito para aliviar os sintomas?

👉Alimentação mais fria: isso ajuda na sensação de alívio da dor;

👉Uso de mordedores e massageadores (aqueles geladinhos são os melhores);

👉Vegetais: podemos usar talo de brócolis gelado como mordedor, ou ainda tirinhas de cenoura;

👉Pomadas ou géis de uso tópico: muito usados até pouco tempo atrás, as pomadas e géis de uso tópico atualmente NÃO são mais recomendadas. As sociedades brasileira e americana de pediatria contraindicam o uso destes medicamentos, já que eles são à base de anestésicos que podem causar efeitos colaterais graves no bebê se forem absorvidos.

👉Analgésicos comuns poderão ser utilizados para alívio da dor. Converse com seu pediatra sobre a melhor opção para seu bebê.

Agora que seu bebê está crescendo, com dentinhos, é extremamente importante começar a higienização bucal adequada. Isto é, escova de dentes com pasta de dente com flúor em concentração adequada. E isso seu odontopediatra poderá te orientar da melhor forma!😉

Leia sobre os cuidados com os primeiros dentinhos em: http://calmamaezinha.com.br/primeiros-dentes-cuidados-tomar/

Comments

comments