Quanto a criança deve dormir?? 😇😴 O sono da criança muda muito de acordo com a idade e da maturação neurológica e desenvolvimento da criança. De acordo com a idade espera-se uma quantidade de horas de sono:

1⃣ Recém-nascidos (até 30 dias de vida): dormem de 16 a 20 horas por dia, em ciclos de 1 a 4 horas, intercalados com ciclos de vigília de 1 a 2 horas, independente de ser dia ou noite. Muito comum nesta fase é a inversão do dia com a noite, com ciclos de vigília mais frequentes durante a noite

2⃣ Lactentes de 1 a 12 meses:   dormem entre 13 e 15 horas por dia.  Do primeiro ao terceiro mês observa-se que os ciclos de sono noturnos ficam mais longos. Por volta do sexto mês a criança já consegue ter um ciclo de sono noturno mais longo e realiza sonecas ao longo do dia de 2-4 horas, em geral 2 vezes ao dia.

3⃣ Crianças de 1 a 3 anos: em geral dormem cerca de 12 horas por dia. Fazem 1 soneca por dia de 1,5-3,5 horas e tem o sono noturno já bem consolidado

4⃣ Crianças de 3 a 6 anos: dormem de 11 a 12 horas por dia. As sonecas diurnas reduzem gradualmente e em geral por volta dos 4-5 anos as crianças já não a realizam mais

5⃣ Dos 6 aos 12 anos: as crianças dormem de 10-11 horas por dia. Já nota-se diferença do sono dos dias de semana e dos fins de semana

6⃣ Adolescentes com mais de 12 anos: o tempo de sono ideal nesta faixa etária é de 9 horas por dia

Para cada faixa etária, características peculiares de cada fase de desenvolvimento podem atrapalhar a rotina do sono da criança. No lactente por exemplo é comum despertar a noite para mamar, ou apenas para sentir a mãe por perto. Na idade pré-escolar e escolar, o sono pode ser perturbado por ansiedade, medo, pesadelos. Na adolescência o prejuízo do sono pode ocorrer pelo uso excessivo de eletrônicos antes de se deitar.

Ou seja, muitas coisas podem interferir no sono da criança, mas de forma geral, desde cedo devemos estimular a alimentação adequada, a rotina de horários (isso é essencial para criar uma rotina de sono saudável!) e propiciar um ambiente tranquilo para a criança dormir. Rotina é muito importante para o sono da criança: estabeleça os horários para alimentação, para a brincadeira, para o banho e também para o sono. Isso faz muita diferença! 😉😊 Se estiver com dificuldades com o sono do seu filho, converse com seu pediatra para encontrarem juntos a melhor saída! 😉