O que meu filho pode fazer em casa? 🤔Por volta dos dois anos de idade a maioria das crianças já começa a imitar o que os adultos fazem em casa e se sentem muito orgulhosos em ajudar, participar e a fazer sozinhos uma tarefa. 😊

Estimular os filhos a executarem atividades de casa é muito importante desde cedo pois aos poucos essas tarefas serão incorporadas no dia-a-dia trarão uma noção de organização e responsabilidade.

Sujou? Limpe aqui. Derrubou, vamos arrumar. Acabou a brincadeira? Vamos guardar esses brinquedos para iniciar outra atividade com mais espaço.

No início tudo parecerá mais uma diversão (para os pequenos) e um “trabalho dobrado” 😅 para os papais mas temos que nos segurar, deixar que eles façam a maneira deles, incentivar e elogiar.

Maria Montessori (1870 – 1952) foi médica e educadora e nos deixou uma grande herança pelo seu método pedagógico que destaca a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra.

Tabela Montessori - o que meu filho pode fazer em casa?

(Photo by Kurt Hutton/Picture Post/Getty Images)

Vocês já devem ter visto a tabela Montessori, que mostra atividades domésticas que as crianças já podem executar em cada faixa etária.

Tabela Montessori - o que meu filho pode fazer em casa?

Essas atividades, supervisionadas, podem e devem ser estimuladas mostrando para a criança o funcionamento da casa, mostrando um pouco mais sobre responsabilidade e respeito pelo que temos. A execução dessas tarefas pode ser encarada como uma brincadeira e até mesmo ser bonificada (falaremos sobre isso num outro post!) e pode gerar ótimos frutos!

Está aí mais uma dica preciosa!

Espero que gostem e compartilhem com seus amigos!

 

Comments

comments