Com as epidemias de dengue nos últimos anos e agora a circulação de Zika e chikungunya no país, ficamos de cabelo em pé: como proteger nossas crianças da picada do Aedes Aegypti?😟 E esta preocupação não é por menos! São muitas opções de repelentes no mercado e ficamos perdidos na escolha da melhor opção para nossos pequenos! 😖Vamos conversar então sobre o uso de repelente em crianças.

Primeiramente devemos lembrar que crianças até 6 meses de idade não podem usar repelentes! Existem algumas opções de produtos a base de citronela que podem ser usados nesta idade, à critério das orientações de seu pediatra. Os repelentes industrializados disponíveis no mercado, no entanto, são indicados para maiores de 6 meses.

Para crianças entre 6 meses e 2 anos de idade: estão indicados os repelentes que contenham na sua fórmula a substância IR3535. Estes produtos apresentam duração de até 4 horas e devem ser aplicados no bebê apenas uma vez ao dia.

Para crianças entre 2 e 7 anos de idade podem ser usados os repelentes que contenham na sua fórmula uma das seguintes substâncias:
IR3535 – com duração de até 4 horas, podendo ser aplicada até duas vezes ao dia
Icaridina 20-25% – com duração de 10 horas, pode ser utilizado até duas vezes ao dia
DEET infantil 6-9% – com duração de 4-6 horas, pode ser aplicado até duas vezes ao dia

As crianças maiores de 7 anos de idade podem utilizar repelentes que contenham:
Icaridina 20- 25% – tem duração de 10 horas e pode ser aplicado até três vezes ao dia
DEET infantil 6-9% – com duração de 4-6 horas, pode ser utilizado até três vezes ao dia neste faixa etária
IR3535 – com duração de até 4 horas, podemos aplicar até três vezes ao dia nesta idade

Atenção ao número de vezes ao dia que os produtos podem ser aplicados: o uso de repelente em crianças de forma excessiva pode causar intoxicação!

Alguns estudos científicos tem mostrado que a icaridina 20-25% fornece mais proteção contra o Aedes Aegypti do que o DEET 6-9%.

Com estas informações, você pode procurar pela marca que mais te agradar!

Vale lembrar que o repelente não deve ser aplicado sob as roupas, apenas nas áreas do corpo que ficarão expostas. Se for usar hidratante ou filtro solar, espere secar e aplique o repelente 15 minutos após o uso desses produtos. O repelente sempre é o último a ser aplicado. Na praia ou piscina aplique primeiro o filtro solar e depois o repelente. Espere secar antes de entrar na água!

Estes produtos não devem ser aplicados próximo dos olhos, nariz e boca, pois pode ser irritativo. Não aplique nas mãozinhas das crianças: elas podem levar o produto à boca. Sempre lave as mãos após a aplicação e não durma com repelente. Dê um banho no seu filhote antes de dormir para retirar o produto da pele!

Com as medidas de combate ao mosquito (veja post Dicas para o combate ao mosquito da dengue) e o uso de repelente em crianças seu filho estará protegido e você mais tranquila! 😊😉

Leia em http://calmamaezinha.com.br/dicas-para-combate-ao-mosquito-da-dengue/

Veja também em http://www.sbd.org.br/nota-importante-repelentes-e-outras-medidas-de-prevencao-da-zika-dengue-e-chikungunya/