Eu tinha prometido que conversaria mais com vocês sobre prematuridade. Há muito a ser dito, então resolvi separar 5 tópicos que considero importantes sobre o bebê prematuro.

Tenham em mente que há uma diferença muito grande entre prematuros de 24 e 36 semanas e que as complicações são mais frequentes quanto mais prematuros forem os bebês (Veja aqui o post das semanas de gestação).

1⃣INCAPACIDADE DE MANTER O CALOR DO CORPO

Lembra daquelas aulas de biologia sobre animais pecilotérmicos? É quase isso.😬😬O prematuro falha em quase todos os mecanismos de que nos utilizamos para manter o calor do corpo e isso é mais grave quanto mais prematuro for o bebê.

O que isso significa? Que o bebê prematuro de maior idade gestacional irá precisar de mais roupa para se aquecer, mas para muitos prematuros isso não será suficiente… Então criamos um ambiente especial para eles: as incubadoras aquecidas. Elas são como “estufas” que mantêm um ambiente umidificado e aquecido de acordo com a necessidade do bebê.

2⃣PELE MAIS FINA

Quanto mais prematuro, mais fina e delicada será a pele do bebê. Isso significa muitas coisas: maior perda de calor, maior risco de lesões de pele, porta de entrada para infecções… Então precisamos tomar cuidado redobrado com a pele desses pequenos.

3⃣INCAPACIDADE PARA SUGAR DE FORMA ADEQUADA

Somente a partir de 34 semanas de idade gestacional se desenvolve a  capacidade de coordenar a sucção-deglutição-respiração (sim, esse é um processo complexo!). Então, antes de 34 semanas os bebês precisam ser alimentados através de uma sonda colocada dentro do estômago.

Após 34 semanas a coordenação será progressivamente melhor. Assim, é possível que um bebê de 36 semanas ainda tenha problemas com isso e precise ser internado em uma unidade neonatal.

Não se preocupe, seu bebê continuará amadurecendo e, após 34 semanas desenvolverá a capacidade para mamar aos poucos, e, num belo dia, não precisará mais se alimentar por sonda e tudo terá ficado para trás. (leia mais sobre amamentação na UTI neonatal)

4⃣PULMÃO PREMATURO

Ter em mente que todos os órgãos se desenvolvem durante toda a gestação para estar prontos à sobrevivência em um novo ambiente ajuda a entender todas as complicações e sequelas da prematuridade.

O pulmão do bebê prematuro (especialmente abaixo de 34 semanas) não produz de forma adequada uma substância (o surfactante) que ajuda a manter os alvéolos abertos durante a expiração (quando a gente solta o ar dos pulmões). Por este motivo o pulmão do prematuro é “duro” e exige maior esforço do bebê, fazendo com que ele precise, muitas vezes, de algum tipo de ajuda para respirar. Isso será um problema nos primeiros dias de vida e irá melhorar progressivamente e então será resolvido.

5⃣PROPENSÃO A INFECÇÃO

Os recém-nascidos apresentam maior risco de infecção que as crianças maiores e que os adultos.

O desenvolvimento do sistema imunológico, responsável pelas defesas do corpo, não se completa ao nascimento e melhora progressivamente na infância. Ele dá 2 saltos: o 1o quando o bebê completa 6 meses e o 2o quando o bebê completa 2 anos.

Bom… se é ruim para qualquer recém-nascido, imagine para aqueles que nasceram antes da hora… O bebê prematuro é um bebê que geralmente tem várias portas de entrada (acesso venoso, tubo para auxílio na ventilação, etc…), associado ao fato de ter uma resposta imunológica muito ruim.

Você vai conhecer rotinas novas na UTI… somos absolutamente psicóticos quando se diz respeito a prevenir infecção no prematuro. Mas mesmo depois que o bebê for para casa os cuidados devem ser redobrados.

Um dos pontos cruciais (além das medidas de higiene, como lavar as mãos antes de tocar no bebê) é não colocar os bebês em contato com muitas pessoas, porque elas podem estar iniciando algum quadro de infecção que ainda não tem sintomas mas que já pode ser transmitida.

Enfim, a natureza programou 40 semanas em um ambiente protegido e especial. Nascer prematuro é enfrentar um mundão todo diferente daquele em que o bebê deveria estar sem as ferramentas adequadas para isso… Que bom que dispomos hoje de tecnologia para ajudá-los nesse momento tão frágil! E que bom também que as semanas passam e eles amadurecem !!!! 😍😍

Até a próxima!😉

Comments

comments