Muita gente me pergunta quais são as recomendações para viajar de avião com bebês pequenos… Bom, viagem de avião com criança nunca é fácil, todas as mamães sabem muito bem, mas com bebês novinhos pode ser ainda mais desafiador…Costumo dizer que para viajar de avião com bebês pequenos, especialmente os menores de 2 meses, precisamos ponderar alguns fatores:

1️⃣ Bebês sofrem com as alterações de pressão dentro do avião: Principalmente durante a subida de descida da aeronave as alterações de pressão dentro do avião podem incomodar os ouvidos dos bebês, assim como acontece com adultos. Isso pode gerar incômodo e deixar o bebê irritado e choroso. Uma boa forma de minimizar este efeito é estimular a sucção do bebê nestes momentos. Se o bebê mama no peito, coloque-o para sugar. Se não estiver mais mamando no seio, esta é uma boa hora para oferecer uma mamadeira ou mesmo a chupeta para ele sugar. A sucção ajuda a equalizar a pressão dentro dos ouvidinhos e melhora o desconforto.

2️⃣ O ar condicionado do avião deixa o ar muito seco: o ar seco resseca as mucosas do nariz, garganta, olhos. No bebê isso pode atrapalhar a respiração, já que o nariz do bebê é muito pequeno e obstrui com facilidade no ar seco. Por isso é muito importante manter as narinas bem higienizadas. Lave bem as narinas da criança com soro fisiológico antes do vôo e repita o procedimento durante o vôo, se a viagem durar mais que 2 horas. Leia mais sobre higienização das narinas da criança aqui.  As narinas obstruídas, além de atrapalhar a respiração, piora o incômodo nos ouvidos, então, capriche na higienização nasal! Não esqueça de levar um frasco de soro fisiológico na bolsa do bebê durante o vôo.

3️⃣ Bebês menores de 2 meses ainda não iniciaram o esquema de vacinação. Isso os torna muito vulneráveis a muitas infecções. O avião é um local fechado com muita gente, há sempre o risco de alguém estar doente. Portanto, para menores de 2 meses, considere adiar sua viagem, se puder.

4️⃣ Se eu bebê não estiver mais em aleitamento materno exclusivo, ele poderá precisar durante o vôo de: água mineral para preparo da fórmula infantil que estiver habituado, frutas, sucos, papinhas. Isso vai depender das orientações de seu pediatra e da rotina do seu filho. Lembre-se que comida de avião não é adequada para bebês, então já programe o que deverá carregar e veja com a companhia aérea se há alguma restrição para o embarque.

5️⃣Antes da viagem leve seu bebê na consulta de rotina com o pediatra para ele avaliar se está tudo bem. Não esqueça de levar receitas atualizadas das medicações de uso rotineiro da criança: evite problemas com a companhia aérea ou com áreas de segurança do aeroporto por esatr transportando medicamentos.

Em outro post vamos conversar sobre o que não podemos esquecer de levar quando for viajar de avião com bebês! 😉

Converse com seu pediatra e boa viagem!✈️👶🏼👏🏼